quinta-feira, 14 de julho de 2011

Plano de Treino- 10km

Eu sou uma gaja molenga, que sou. Primeiro que arranque é uma vida. Arrasto-me, invento desculpas e, por mais vontade que tenha de fazer alguma coisa, quando chega a altura, assola em mim uma preguiça maior que o meu rabo. E é por isso que, desde que comecei a ver o Biggest Loser, dizia que queria uma Jillian só para mim. Porque só uma voz forte, mandona, quase a puxar-me pelos cabelos, é que me arrancaria do sofá e me punha a queimar este tecido adiposo que começa a acumular-se por cima dos meus abdominais. Às vezes, na brincadeira, dizia ao namorado que ele devia fazer o papel da Jillian na minha vida. Longe de mim que ele alguma vez levasse a brincadeira a sério.
À uns meses atrás, vi no blogue d'A Pipoca Mais Doce um plano de treino para correr 10km ao fim de quatorze semanas. Eu que sempre gostei de correr, apesar de não ter grande resistência, decidi imprimir o plano e pedir ao namorado que viesse comigo. No fim do terceiro dia só me passava pela mente «onde é que eu tinha a cabeça para lhe pedir a ele que treinasse comigo?!» Sempre que me apetecia desistir gritava comigo, sempre que eu tentava refilar ele mandava-me calar, eu bem que tentava fazer uma cara de desgraçadinha do tipo «ah e tal, dói-me aqui, não sei se aguento, o coração ainda se passa, blá, blá, blá» ele não me ligava nenhuma. Correu ao meu lado, contou os segundos ao pormenor, nunca me deixou descansar mais que um minuto nos intervalos e se me via a abrandar empurrava-me. Pôs-me de língua de fora e a arfar como se estivesse a treinar para os jogos olímpicos. No primeiro dia, já estava eu a recompor-me do cansaço, quando chegámos a casa e ele manda-me deitar no chão para fazer abdominais. Perguntou-me quantos queria fazer, e eu armada em parva, em vez de me fingir de morta, comecei a dizer que fazia noventa porque era isso que fazia no ginásio. Devia ter desconfiado do sorriso dele, quando me respondeu "então começa, mas faz assim..." Bem que me lixei, porque cheguei ao terceiro abdominal e toda eu gemia e gania. Resposta dele: "bem me pareceu que esses noventa não eram lá muito bem feitos." E pumba. É assim que se arruma com a capacidade de resposta duma pessoa, em que se fica reduzida a tanto cansaço que só se pensa «é melhor fazer isto caladinha, a ver se não piora.» 
Resumindo, tenho aqui um homem para vida, determinado, que leva tudo em que se mete com muito empenho (o que por saber disto tão bem podia ter escolhido outra pessoa para me treinar...ou então não), que nunca me deixa desistir em circunstância alguma. Eu é que tenho muito pouco espírito de sacrifício, mas isso já são outros quinhentos. E em relação às corridas daqui a dois meses, conversamos, se não me der o badagaio até lá.

Sem comentários: