segunda-feira, 30 de maio de 2011

28 e um Cubo Mágico!

E o meu dia está a terminar. Acho que nunca passei um aniversário tão introspectivo como este. Chegar aos vinte e oito foi um misto de sensações. Por um lado consegui quase tudo a que me propus, por outro imaginava a minha vida, com esta idade, diferente do que é. Não que seja má, longe disso, mas ainda não me sinto realizada. E gerir expectativas já é difícil, então quando se trata do nosso projecto de vida fica mais complicado. Pela primeira vez quis adiar os meus anos até sentir-me mais realizada, mais completa, mais serena só para entrar na nova idade de coração mais tranquilo. É que me está mesmo a custar ajustar os meus sonhos à minha realidade. 
A vida muda, o nosso mundo altera-se e as pessoas que faziam parte dele, aos poucos, vão deixando de o fazer. Os vinte sete foi a tomada de consciência, a zanga, a incompreensão, a luta, a triagem, a aceitação. Admito que foi custoso adaptar-me a um crescimento em que tive de tirar os óculos cor-de-rosa da cara, aceitar que as vontades, os sentimentos, as opções de quem gostamos mudam e que nós mudamos também juntamente com as nossas vontades, sentimentos e opções. Deve ser por isso que as pessoas só estão na nossa vida por um determinado tempo e que, maior parte das coisas na vida, são passageiras. Mas por outro lado houveram pessoas que entraram directamente pela porta do coração, que muito o aqueceram. E a essas pessoas, um sincero obrigada! Não por terem entrado, mas por terem querido ficar e ajudar-me neste ano difícil que passou. De formas pequeninas e muitas delas, aos vossos olhos invisíveis, tiveram um papel muito importante.
E pronto, por hoje é isto. Sinto-me mais ou menos como um cubo mágico: sei que tenho todas as cores que batem certo, mas neste momento ainda estou toda trocada. Ainda não descobri é se a vida é a eterna tentativa de pôr as cores todas no lugar certo, ou se tem tudo que bater certo para viver a vida!
Eu sei, isto hoje está confuso... como eu!

2 comentários:

Sara disse...

E quem é que define onde é o sítio certo de cada cor? Não penses muito nisso. Vai fazendo apenas o que, parecendo-te correcto, te faça feliz. Será que é preciso mais alguma coisa?

Para os dias em que não correr tão bem ou para qualquer outro dia que queiras, cá estarei. [*]

Ana Margarida disse...

O cubo com as cores alinhadas perde toda a piada, é como quereres ver o arco-íris com cada cor arrumada em seu sítio, como se fossem listas individualizadas no céu. É a forma como giras o cubo que dita a forma como geres a vida!
Um xi coração!