terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Exames de rotina ou, às vezes, os nervos à flôr da pele

Hoje vou à minha segunda consulta de rotina. Ontem fui à primeira. Todos os anos, mais ou menos por esta altura, faço alguns exames para ver se está tudo em ordem. Por norma está, mas de vez em quando apanho uns sustos. Isto para quem tem traços de hipocondríaca é uma chatice.
O ano passado foi o ano de detectarem coisas que eu nem sabia que tinha e outras voltaram, depois de tanto tempo sossegadas. Na verdade, o ano passado por esta altura foi uma merda. Sempre que estava em Aveiro tinha uma consulta ou um exame para fazer. No espaço de duas semanas, detectaram-me um prolapso mitral, uma vesícula preguiçosa, valores de análises alterados e uma asma crónica, o que sinceramente, me deixou um bocado em baixo, e muito sensível com tanta limitação. Com o passar do tempo fui aprendendo a relativizar, fui começando a separar cada diagnóstico e a perceber o impacto que podiam ter na minha vida. Por sorte, maior parte das situações são estáveis, não trazem problemas de maior e têm um remédio chamado ginásio. Não cura, mas controla.
Claro que aos vinte sete anos ter que fazer exames com tanta frequência, deixa-me apreensiva. Fico a pensar que se com esta idade estou assim, aos cinquenta sabe Deus. E depois olho para a minha mãe, que tem mais trinta anos que eu, e nada lhe pega. Não tem constipações, não se cansa com nada, tem imensa força física, tem uma genica que ninguém a segura, tem sempre as análises nos conformes e tudo e tudo e tudo. E ainda bem.
Como estava a dizer, ontem fui ao meu primeiro exame de rotina e dou por mim a fazer sempre a mesma coisa, a olhar para a cara da médica enquanto ela não tira os olhos do monitor. É óbvio que não consigo decifrar se o órgão que está a ser examinado, está impecável ou está pelas ruas da amargura, de qualquer maneira fico ansiosa com os olhos pregados na médica à espera que ela fale comigo. Às vezes, quando já não aguento tanto silêncio lá me sai o «está tudo bem Dra?», e naqueles breves segundos imagino a resposta dela e até tremo. Mas depois a resposta vem, e é boa, e é indescritível a sensação de tranquilidade que sinto. 
O exame de ontem já está feito e está bom. O segundo vai ser daqui a poucas horas e, se seguir sempre os padrões antigos, também estará. E depois, ginásio que é para manter tudo controlado. E se for sempre assim, querido prolapso mitral e querida asma, seremos os melhores amigos para sempre! Quanto ao resto, querida vesícula e valores alterados, estão com os dias contados!

1 comentário:

Sara disse...

Depois deste post, só posso fazer um comentário: que grande eufemismo... "traços de hipocondríaca"?? LOOOL xD