quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Body and soul

Hoje, ao fim do dia, fui parar com os ossos ao banco das urgências do centro de saúde da minha zona. Já à muito que sei que o meu corpo é psicossomático. O que quer isto dizer que, sempre que tenho alguma coisa que me preocupa, que me crie stress ou tensão, o órgão correspondente à minha preocupação dá sinal de si. 
Em Outubro andava preocupada com algumas coisas, precisava de tomar decisões complicadas e, consequentemente, ter conversas difíceis. O resultado foi uma faringite que me levou à urgência, às 4 da manhã, por pensar que estava com uma crise de asma. Tinha uma tosse dos diabos, não conseguia respirar bem e a minha voz mal se ouvia. Depois de fazer medição de oxigénio, que estava a 100%, e auscultação dos pulmões, que estavam limpos, a médica só me perguntou se eu andava muito nervosa e debaixo de grande pressão. Nem lhe precisei de responder, porque era óbvio. Voltei para casa e estive cerca de três dias completamente afónica. 
No últimos dias tive algumas situações complicadas para resolver, e onde houve alguma falta de comunicação e entendimento. Tive alguma dificuldade em passar a mensagem e tudo aquilo que eu dizia, era interpretado de outra forma. Era como não me conseguissem ouvir. Passados dois dias, acordei com o ouvido completamente tapado. Otoceril com força e nada. Hoje, depois de estar duas horas à espera da médica, saí do gabinete em menos de três minutos. 
-"Não tem nenhuma infecção, não tem nenhum indício que tenha alguma estrutura danificada. Pode ser cera acumulada."
-Hum?!! Mas eu lavo os meus ouvidos. Nem uso cotonetes, porque sei que faz mal. 
-"Eu sei que lava os seus ouvidos, não se preocupe, isso é uma situação normal. Pode ser uma reacção a outra coisa qualquer. Ponha gotas e marque uma consulta para um otorrino que lhe faça uma limpeza. Vai ver que vai ouvir e sentir-se melhor. Isso não é nada, não se preocupe. Boa noite e as melhoras!"
Uma das primeiras coisas que aprendi no curso foi a definição de saúde da OMS: «o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.» Estudei esta frase vezes sem conta e nunca lhe dei a importância que ela realmente tem. Ser saudável é muito mais que não ter nenhuma doença. É um bem-estar que o corpo reconhece e agradece. Quando ele não se sente bem, quando acha que não está alinhado com a mente, reflecte-se. Existe uma resposta fisiológica do organismo, mesmo quando, aparentemente, não haja causas físicas que justifiquem essa resposta.
Por isso, meu rico corpo, obrigada por me alertares quando não te trato bem. Prometo, de hoje em diante, cuidar de ti de uma maneira mais atenta. Afinal és o único que tenho e sem ti não posso fazer nada do que me faz feliz. Tu tens sempre razão!
 

1 comentário:

Sandra O. Pereira disse...

Quando o corpo reage é bom. É sinal que está vivo e se queixa.
E tens um corpo que regenera o que é óptimo!
Ps: Tenho pena de saber dos teus problemas de saúde pelo blogue quando até falo regularmente
contigo...
Estou a falhar em alguma coisa?