quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cada vez pior

Os canais generalistas da televisão portuguesa são uma merda. Durante um dia todo, que se salve um ou dois programas e é muito. Não é que antes não houvessem maus programas, porque houveram. Assim de repente, estou me a lembrar do Big Show Sic e do Masterplan. Mas davam uma vez por semana. Agora são maus programas todo o dia, todos os dias.
Os programas da RTP, seja de manhã ou à tarde, tem que ter sempre música pimba. Ás vezes têm rubricas interessantes, mas a seriedade de um assunto até se perde quando é interrompido por uma qualquer Rute Marlene da moda. A Sic está em decadência total, já muito pertinho dos calcanhares da Tvi. Seja de manhã ou à tarde, são programas sem temas definidos, não há rubricas, não há propósitos, não há uma linha de seguimento, não há ponta por onde se lhe pegue. O da manhã, tem intervalos de vinte em vinte minutos em que se faz publicidade sempre à única rubrica certa que é a de casos de polícia. E dão tanto ênfase a essa parte, que parece que o programa, nas mais de três horas de emissão, é um total enchimento de chouriços só para assistir ás notícias dos assaltos. Mas mesmo que até tenha alguma audiência, quando o apresentador se lembra de cantar o "doidas andam as galinhas" em várias versões aquilo passa de tortura ao medo. É mau de mais! 
O programa da tarde, tem uma excelente jornalista a conduzi-lo mas que está completamente desapropriada naquele contexto. Se o programa da manhã já não tem conteúdo, o da tarde não tem nada. Limita-se a histórias de pessoas coitadinhas. A Tvi, mais do mesmo. De manhã, palhaçada e dramas de faca e alguidar, à tarde conversas com pessoas sobre a vida delas. Portanto, nos programas diários que é visto por milhares de pessoas, pedagogia zero.
Depois temos as  horas das novelas. Só na Tvi, à noite, são três de seguida! Há novelas até à uma da manhã. A Sic, em horário nobre, dá os malucos do riso do ano mil novecentos e troca o passo, e ando eu estes anos todos a tentar descobrir a piada daquilo.
Chega-se ao fim-de-semana em que todos gostamos de estar em casa a ver um bom filme, uma boa série, uma boa produção...nada. Levamos com programas da bola, ou séries portuguesas que é de cortar os pulsos, ou galas com pessoas aos gritos e assim de repente não me estou a lembrar de mais nada! É triste, mesmo triste.
Posto isto, sobra o quê? Não ver televisão? É uma opção de facto. Mas, caramba, eu até gostava de ver programas decentes. Porque raio é que nos impingem programas de merda e não nos dão cultura, informação com rigor, boas séries, documentários, programas de entretenimento com bom humor e tudo o que possa fazer de nós pessoas mais cultas e que nos entretenha de forma mais inteligente. Os contemporâneos era um programa excelente, saiu do ar. O 5 para a meia noite dura três meses, fica fora de emissão quatro. Já não há apresentadores como o Fialho Gouveia, nem programas interessantes como a Caça ao Tesouro ou Chuva de Estrelas ou o Não se esqueça da escova de dentes!

Sem comentários: